Limpeza Nasal- Jala Neti

capa-post-lota
Não é surpreendente que a prevalência de Rinite e Sinusite em todo o mundo continue aumentar, principalmente nesta época do ano, Outono/ Inverno, já que se observam níveis crescentes de poluição e de urbanização. As tradições milenares do Yoga oferecem ajuda com o Neti Kriya, uma técnica de limpeza nasal que faz parte das práticas das Seis Ações de Purificação – também chamadas de Shat Karmas.
“Jala”, em sânscrito, significa “água”; “Nêti”, “limpeza das narinas”; “Krya”, “ação”; mas, aqui, o termo apresenta o sentido de “limpeza”, “purificação”. Kriya é a limpeza das mucosas, ou das membranas que revestem certas cavidades orgânicas (as gengivas, as fossas nasais, o interior do tubo digestivo, os brônquios, etc.) e secretam muco, e de certos órgãos.
“Jala Nêti Kriya” é uma das seis técnicas clássicas do Yoga de purificação ou limpeza orgânica, também empregada pela Medicina Indiana Ayurveda. Funciona como uma efetiva e segura ducha intranasal. O termo pode ser traduzido como sendo a “limpeza nasal com água”, ou a “purificação das fossas nasais”, ou ainda, “ação de purificar ou limpar as fossas nasais com água”.
A respiração é um dos processos fisiológicos mais importantes; por tal razão, os antigos sábios e yogues da Índia desenvolveram diversos exercícios respiratórios (pránáyámas), que auxiliam na ampliação da capacidade respiratória, na purificação e no fortalecimento dos pulmões, e técnicas de limpeza das fossas nasais.
Manter as fossas nasais purificadas e respirar corretamente muito beneficiam a saúde e previnem diversas enfermidades.
O nariz tem a importante função:
– de ser a sede do olfato;
– de fornecer uma via aérea para a respiração;
– de filtrar, aquecer e umedecer o ar inspirado (ou seja, de condicionar o ar);
– de proteger o organismo.
A respiração fisiológica é nasal e com raras exceções deve-se respirar através da boca. A principal função da respiração é garantir as trocas dos gases do organismo, absorção do oxigênio (O2), durante a inspiração, e eliminação do dióxido de carbono (CO2), durante a expiração, entre as células e o ar atmosférico, em quantidade adequada ao metabolismo energético e à manutenção das diversas funções fisiológicas, dentre as quais, a homeostasia (tendência do organismo em manter constantes as condições fisiológicas) e a vida.
Quando se respira, além do oxigênio, prana (energia da vida) e de outros gases, são inspirados também bactérias, vírus, fungos, poluição, pólen, poeira, etc. Para prevenir contra os micro-organismos causadores de doenças e partículas estranhas, para que não cheguem até aos pulmões, o organismo humano foi dotado de um perfeito sistema de filtragem. Daí a importância terapêutica do “Jala Nêti Kriya” como método efetivo de limpeza das fossas nasais.
 
Para limpeza é necessario:
1) Higienizador Nasal- Lota
  •  Não se esqueça de esterilizar o instrumento antes de usá-lo
2) Soro fisiológico ( comprado ou Caseiro)
  • Pegue uma colher de chá de sal. Você deve utilizar um sal que não seja refinado. Não use um sal iodado, com aditivos como antiaglomerantes nem conservantes para não irritar a cavidade e os seios nasais.
  • Misture a colher de chá de sal com meia colher de chá de bicarbonato de sódio.[
  • Adicione meio litro de água MORNA esterilizada, destilada, fervida e resfriada ou filtrada adequadamente.
  • Mexa até que o bicarbonato de sódio e o sal se dissolvam completamente na água. Use a solução obtida para encher o dispositivo de lavagem nasal.
Encha o frasco do Lota com a solução salina comprada ou feita em casa com água esterilizada.
Modo de fazer:
    • Incline a cabeça lateralmente, coloque o bico do lota em uma narina ( respire pela boca, não tente, em hipótese alguma, respirar pelo nariz, pois de tal modo a água pode ir parar nos pulmões e provocar riscos de asfixia) e basta deixar a água escorrer devagar no nariz, a agua ira sair pela outra narina.
    • Troque de lado. Ao terminar de irrigar uma narina, deve-se repetir exatamente o mesmo procedimento na outra. Incline a cabeça para o lado oposto, deixando a outra narina “por cima” desta vez.
    • Limpe os seios nasais. Expire pelas narinas antes de inspirar assim que você terminar de lavar os dois lados. Também é uma boa ideia assoar o nariz para retirar o excesso de solução salina e de muco e resíduos ou faça kapālabhāti pranayama.
 
Kapālabhāti pranayama
O nome desse respiratório significa crânio brilhante, imagem que define claramente a sensação que se tem ao fazê-lo. No kapālabhāti enviamos uma carga extra de oxigênio ao cérebro. Daí deriva a sensação de brilho. Esse exercício é um ṣaṭkarma, uma das seis purificações do Haṭha Yoga, pois proporciona uma limpeza total das vias respiratórias.
O procedimento é muito simples: elimine todo o ar dos pulmões. Inspire lenta e profundamente e, sem reter o ar, expire pelas narinas, bom bastante vigor e recolhendo com firmeza o abdômen. Volte a inspirar de forma completa, com suavidade, e solte o ar outra vez com força, porém sem contrair a musculatura facial nem movimentar os ombros. Faça isso pelo menos dez vezes.

Um comentário

Diga o que pensa

Gommo Tecnologia Amplementa Agência Digital