A Cura pelos Banhos de Floresta

floresta-amazonica_thais-faleiros

O que é exatamente o banho de floresta?

O banho floresta (Forest Bathing) é novo para o Ocidente, os japoneses têm feito isso há mais de duas décadas. Em 1982, o Ministério da Agricultura japonês, Florestas e Pescas desenvolveu um programa que envolveu a incorporação de viagens de lazer para a floresta como parte de um estilo de vida saudável.
Eles chamaram a prática Shinrin-Yoku, literalmente “banho de floresta”, e os cidadãos foram encorajados a reservar um tempo para visitar a floresta, e experimentar os visuais, sons e cheiros da natureza.
Muito tempo gasto dentro de casa.
A vida moderna vem com muitas conveniências. Graças aos avanços na tecnologia, temos agora as coisas nossos antepassados provavelmente nunca sonhou. Coisas como água encanada, sistemas de climatização, WiFi, e modos de transporte que não envolvem cavalos, só para citar alguns.
Mas todas as vantagens da vida moderna também levaram a algumas desvantagens: apesar dos nossos passeios à praia e caminhadas ocasionais, e apesar da popularidade de Pokemon Go, agora somos criaturas principalmente no interior.
Um estudo realizado pela Environmental Protection Agency (EPA) descobriu que os americanos, em média, gastam 93 por cento de seu tempo em ambientes fechados.
O problema com o passar tanto tempo dentro de casa é a qualidade do ar interior. A EPA afirma que a quantidade de determinados poluentes encontrados dentro de casa é duas vezes a três vezes tão elevada como a quantidade encontrada no exterior.
Passar tempo ao ar livre, por outro lado, oferece uma série de benefícios para a saúde mental e física.
O que todos nós já ouvimos falar, está sendo confirmado pela ciência: um passeio em um lugar com bastante natureza pode servir de remédio contra várias doenças. É a base da chamada medicina preventiva. E o Japão é um dos lugares onde mais se estuda a relação entre saúde e natureza.
A universidade de Chiba, que fica perto de Tóquio, é o centro desta investigação. Abaixo uma entrevista do Globo Repórter que foi conhecer um destes trabalhos – a pesquisa dos chamados fitocidas – os aromas dos óleos essenciais das plantas e das árvores das florestas – e acabou chegando no laboratório do professor Yoshifumi Miyazaki.
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/10/cientistas-japoneses-afirmam-que-banho-de-floresta-combate-doencas.html

Por que Banho de Floresta?

Numerosos estudos têm sugerido que o tempo gasto em espaços verdes ajuda a tornar-nos mais saudáveis. De acordo com o Departamento de Conservação Ambiental dos Estados Unidos , simplesmente estar em uma floresta pode impulsionar o nosso sistema imunológico.
Quando você respira aquele ar fresco da floresta, você inala phytoncides, produtos químicos que as plantas emitem para combater pragas. O seu corpo responde aumentando o número e aumentando a atividade de células assassinas naturais (células NK), as células brancas do sangue que combatem certas doenças e tumores.
Os estudos também têm sugerido que simplesmente olhar para árvores e vegetação pode também baixar a pressão arterial, reduzir o stress, e dar o seu humor um impulso saudável.
Quando mergulhamos em uma floresta, nosso corpo, segundo os pesquisadores, se aproxima de um estado de bem estar que nos deixa mais resistentes.
A natureza é um estímulo aos sentidos: o visual, os sons, o sabor de uma fruta, estar em contato tão próximo com a natureza – isso faz um bem danado e todo mundo sabe. Agora veio a confirmação científica para tantos benefícios.
A resposta do organismo à terapia das florestas é surpreendente. Conheça alguns números:
– Uma redução de 16% do hormônio do stress
– De 2% na pressão arterial
– De 4% na frequência cardíaca
– E um aumento de mais de 100% das atividades do sistema nervoso parassimpático – que mede o nível de relaxamento
O professor Miyazaki diz que o efeito de um bom passeio na floresta ou na montanha sobre o sistema imunológico pode durar até um mês.
Segundo os cientistas, o banho de floresta aumenta o número de células NK – as Natural Killers. Como o nome em inglês já diz, são as células exterminadoras, que surgem na medula óssea e combatem infecções e tumores.
A sabedoria japonesa, por sua vez, nunca precisou de toda essa comprovação científica.
O país pode ser pequeno. Mas é quase todo coberto por florestas. Akasawa, por exemplo, foi a primeira reserva florestal do país. Instituída no século XVI, foi também a primeira a receber o selo de floresta certificada para tratamento.
A certificação de uma floresta como local de tratamento passa pela beleza do lugar, pelas árvores, mas também pela estrutura que oferece para receber bem os visitantes. A ideia é usar a medicina preventiva para reduzir os gastos do sistema público de saúde.
Dê uma chance! Falta pouco!!
Pronto para se conectar com a natureza e melhorar a sua saúde com banhos de floresta?
Não há maior floresta e mais exuberante do que a AMAZONIA!!! Junte se a nós neste banho de floresta, com muito verde, yoga, meditação e mais do que tudo dar um tempo nas distrações modernas e reservar um tempo para estar consigo mesmo no RETIRO YOGA ALIVE- AMAZONIA
Mais infos:
http://thaisfaleirosyoga.com.br/event/yoga-alive-amazonia/
https://www.facebook.com/events/981860721895676/
Fonte:
http://www.doyouyoga.com/forest-bathing-1767207-29440/
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/10/cientistas-japoneses-afirmam-que-banho-de-floresta-combate-doencas.html

Diga o que pensa

Gommo Tecnologia Amplementa Agência Digital