A sabedoria do corpo

thais faleiros post-sobre-o-corpo

Uma das finalidades do Hatha Yoga (e do Tantra) é estabelecer uma relação consciente e confiante entre o eu e a Inteligência superior do corpo.

Existe uma sabedoria suprema que reside no corpo real e isso não é uma abstração intelectual mas sim uma realidade viva.

Para o Yoga o corpo é bem mais que um maravilhoso instrumento de manifestação ou uma admirável mecânica biológica; ele é DIVINO.

O corpo abriga em suas profundidades insuspeitas, energias extraordinárias, cuja maioria permanece latente no homem comum, mas que a prática do Yoga desperta e desenvolve.

No corpo há um trabalho ultra-sofisticado de cada órgão, incríveis performances bioquímicas de cada célula hepática, que realiza centenas de operações ultra complexas de química orgânica sem que saibamos conscientemente.

Se observarmos uma gotinha de esperma num microscópio, pasmemos!!! Um espetáculo de milhares de cabeças genéticas se agitando freneticamente em busca de um óvulo. O esperma de aspecto tão banal, é de fato um fluido mágico: pense que cada cabeça traz em si toda a sua hereditariedade, toda sua história e a de todos os seus ancestrais, e sem dúvida até a da vida desde as origens.

Pense que cada espermatozóide pode fecundar um óvulo e gerar um bebê diferente. Pense que cada minúscula cabeça traz o futuro potencial da humanidade, o destino das gerações futuras.

Neste exemplo da espermatogênese a Inteligência Cósmica age no âmbito mais criador.

Um biólogo especializado em pâncreas apesar de suas longas e pacientes pesquisas, apesar de seus estudos, muitas questões continuam sem resposta em seu espírito. Enquanto isso, a Inteligência de seu próprio pâncreas realiza todas as funções, fácil e infalivelmente!

Como então estabelecer uma relação dinâmica e recíproca entre o eu empírico e a inteligência Cósmica?

Na prática durante os ásanas ( posturas), por exemplo, basta se interiorizar, estar a escuta do corpo, colher o máximo de sensações para se tornar cada vez mais consciente delas. Assim harmonizo meu eu consciente com o trabalho genial da Inteligência superior do corpo, que é cósmica e divina.

Melhorar a relação entre a Inteligência superior do corpo e o eu consciente desenvolve a confiança nela e adquiro, pouco a pouco, uma intuição infalível, que me guia na vida.
Fonte: André Van Lysebeth


Categorias: Filosofia, Yoga

Tags:, , ,

Diga o que pensa

Gommo Tecnologia Amplementa Agência Digital