Organizar fora é organizar dentro!

organizaçãoImagine que você chega em sua casa depois de um longo dia de trabalho e encontra um ambiente bagunçado e sujo. Roupas para lavar, limpeza para fazer, tudo para organizar… Como você se sente? Triste, cansado e em alguns casos até deprimido…
Agora imagine entrar em sua casa e encontrar um ambiente extremamente limpo, com um cheirinho de perfume agradável, tudo está decorado, organizado e ainda com uma música suave e agradável acariciando seus ouvidos. Qual é a sensação? Leveza, felicidade, harmonia, bem estar, conforto, carinho, amor…
Quando um ambiente está desorganizado ou sujo, ele é apenas o reflexo externo de nosso ambiente interno. Observando nosso carro, bolsa, casa, nossa mesa de trabalho ou mesmo nossos armários, podemos observar como nosso eu interior tem se comportado e como está a nossa satisfação com relação aos nossos pensamentos, sentimentos e emoções.
A pouco tempo recebi a ajuda de uma amiga que é “Personal Organizer” https://www.facebook.com/corina.monzon.98?ref=ts&fref=ts para arrumação geral da minha casa,  gavetas, armários e até de documentos antigos, percebi o quanto isso me ajudou a praticar o desapego por velhos itens e como a arrumação de gavetas me trouxe uma autoajuda motivacional. É interessante como temos a tendência de nos convertermos em acumuladores compulsivos de qualquer coisa.  O apego por objetos ou sensações que produzem prazer está baseado no falso sentimento de segurança que esses objetos ou sensações produzem em nós. Esse sentimento é falso, porque, quando conseguimos o que queremos, apenas estamos trocando um tipo de ansiedade por outro diferente. O desapego é algo totalmente natural no homem. Ninguém, a menos que tenha alguma compulsão por acumular ou algum outro problema psicológico, tem prazer em acumular coisas que não têm valor.
Vairagya, ou desapego, é o processo de compreensão da inutilidade do esforço em lutar por conseguir ou manter esses objetos. A compreensão da inutilidade desse esforço nos livra do apego pelo prazer ou pelos bens materiais, que, aliás, nunca irão nos proporcionar a felicidade, a realização ou a plenitude que todos estamos buscando. Exercitar o desapego e a organização traz a felicidade. A arrumação é uma forma de autodiálogo, é promover uma revisão do estilo de vida e do nosso jeito de pensar.
Organização: como começar?
E tudo isso parte de um ponto: colocar cada coisa em seu lugar!!! Sejam essas coisas materiais ou imateriais. Organizando nosso sistema interno, automaticamente o ambiente externo vai se ajeitando. Nós somos o núcleo energético do ambiente onde habitamos e nos relacionamos, determinando internamente o resultado externo, através do que pensamos e sentimos. De nós mesmos parte a intenção de harmonia e bem aventurança.
Assim como a organização interna gera a externa, o contrário também prevalece: quando começamos a arrumar fora, nossas sensações melhoram, nos sentimos bem e automaticamente nossas emoções se sutilizam, surgindo a harmonia.
Organização: na sua vida e na sua casa!
Lembre-se sempre:
  • Organização gera método, ação e intenção.
  • Método, ação e intenção geram disciplina.
  • Disciplina gera prática.
  • Prática (talvez a maior das mestras) gera resultados satisfatórios.
  • Resultados satisfatórios geram autoconfiança.
  • Autoconfiança gera autoestima e bem estar.
  • Autoestima e bem estar geram felicidade.
  • Com felicidade atraímos um melhor estado vibrátil e mais felicidade ainda. com sentimentos nobres e positivos.
E assim evoluímos. Se você tem dificuldade para se organizar, comece pelas pequenas coisas. Primeiramente planeje, pense em como vai fazer e quando. Agende um horário consigo mesmo!!! Arrume sua mesa de trabalho, por exemplo, libertando-se de papéis e objetos desnecessários. Desnecessário é tudo aquilo que você não precisa ou não usa há muito tempo, ou seja, há mais de seis meses.
O que você utiliza muito, deixe mais perto de você, criando uma escala de distância de acordo com a periodicidade de utilização.
Quando se trata de roupas e utensílios domésticos, podemos doar, criando em nossa vida o princípio do vácuo, abrindo espaço para que o universo nos envie abundância e prosperidade. Objetos inúteis possuem energia parada, o que difere dos princípios universais de movimento e ação.
Organizar o externo é promover uma organização interna, uma mente organizada permite a participação integral em um estilo de vida saudável.
Ordem em seu escritório, em sua casa, em sua vida é fazer com que a mente tenha a capacidade para alcançar uma ordem maior, calma perspectiva, sábia, positiva e estratégica.
Um estudo recente do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos concluiu que a obesidade pode ser causada por fatores como uma mente desorganizada.
O espaço onde você mora afeta seu corpo. Quando se faz uma desintoxicação da casa, ocorre também um efeito “detox” no corpo e na mente.
Bora arrumar a bagunça?

%d blogueiros gostam disto:
Gommo Tecnologia Amplementa Agência Digital