O Yoga desperta a consciência sobre a alimentação

images

Um dos objetivos mais claros do Yoga é despertar a consciência corporal, ou seja, faz tomar contato com o corpo e suas sensações. Este é o primeiro passo. Logo, aparece a consciência sobre as necessidades do corpo. Se diz que o corpo tem necessidades e que a mente tem desejos. Uma das mais básicas necessidades do corpo é o alimento. Se tem comprovado que as pessoas que praticam Yoga não bem começam e acabam tendo maior cuidado com o que comem criando hábitos alimenticios mais sanos. A grande maioria dos praticantes sérios são vegetarianos ou quase vegetarianos.

O QUE COMEMOS E BEBEMOS PODE NOS SALVAR OU MATAR

De acordo com a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, 60% de todos os cânceres são em mulheres e 40% de todos os cânceres são em homens, isto se deve a dieta e a fatores nutricionais. Por outro lado, a dieta e a nutrição se contam entre as mais importantes medidas preventivas contra o câncer e sobre as que temos maior controle.
O consumo de gorduras é um dos fatores de risco mais relevante, especialmente a gordura animal. Os cânceres que mais associam a um consumo elevado de gorduras, são os de mama, cólon, reto, útero, próstata e rins. Óleos parcialmente hidrogenados que são geralmente usados em comida processada, são considerados como um importante contribuinte do efeito carcinógeno.
“Muitos pesticidas e químicos industriais que produzem câncer e que se encontram no ambiente e em nossa comida, tendem a acumular nos tecidos gordurosos”, diz o Dr. Samuel Epstein, professor de medicina ocupacional e ambiental da Universidade de Illinois. Ainda que estes químicos tem sido proibidos ou regulados, são muito duráveis e podem permanecer no ambiente durante muito tempo. Cultivos em solos contaminados com estes quimicos passam seus residuos aos animais em seus próprios tecidos gordurosos. Este processo se chama “bioacumulação”e de acordo com Dr. Epstein estes carcinógenos se encontram em altas concentrações nos tecidos mais gordurosos do corpo, como o cérebro, os órgãos sexuais e as mamas.
Alto consumo de proteína animal também tem sido associado com o aumento de risco de câncer de mama, cólon, pâncreas, rins, próstata e câncer do endométrio. “Se pensa também que o açúcar tem um efeito direto no crescimento do câncer de mama do mesmo modo que o estrógeno”, diz o Dr. Wayne Martin de Fairhope, Alabama. Também o ferro é outra causa de cancêr, diz o Dr. Martin citando um estudo recente do Instituto Nacional do Câncer que encontrou que as pessoas com menos ferro em seus corpos sofrem menos de cancêr.
Também os alimentos defumados e curados com sal contém várias substancias carcinógenas que tem sido associdas ao câncer no trato urinário, incluindo a bexiga. Se tem encontrado que a porcentagem destes canceres é significantemente mais alto em gente que bebe mais de três taças ao dia de café. Outros estudos associam também a ingestão de álcool, incluindo cerveja, com um aumento do câncer.
Os adoçantes artificiais são outro fator de risco. Entre os mais comuns está a sacarina, que se diz, que produz câncer de bexiga.

Gustavo Ponce

Casa de Yoga- Perdizes- http://casadeyoga.wordpress.com/horarios-das-aulas/


Categorias: Yoga

Diga o que pensa

Gommo Tecnologia Amplementa Agência Digital