Meu corpo um Templo Sagrado

thais-faleiros-yoga--kombucha

Há 11 anos atrás fui diagnosticada com Doença de Crohn, uma doença crônica inflamatória séria do trato gastrointestinal, no início foi uma surpresa, pois sempre fui muito cuidadosa com minha alimentação, meu estilo de vida, praticava Yoga, porém passava por um momento delicado da minha vida e muitos médicos e especialistas associavam a doença como sendo psicossomática, que ao meu ver, a grande maioria das doenças tem seu principio na mente. Depois de várias pesquisas e visitas a inúmeros médicos, descobri o quanto alimentos processados e industrializados agravava ainda mais essa doença, porém eu já não comia a muito tempo, uma médica então me disse…”corantes e conservantes que você ingeriu na infância somatizam na doença hoje”. Foi quase um ano de tratamento a com altas doses de corticóide e fazendo exames periódicos. Hoje não sinto e não acredito ter uma doença crônica, busco meu equilíbrio físico e mental diariamente através do yoga e meditação e as vezes quando algo não esta bem internamente sinto uma sensibilidade no ílleo (parte do intestino) onde sentia dores fortes quando estava em crise, é como se o corpo estivesse me alertando, tem algo errado, pare, observe e sinta.

Comecei contando essa historia, pois hoje quando meu filho me pede salgadinhos (fandangos), algodão doce (azul), gatorade, refrigerante, fico apavorada, mas ao mesmo tempo vejo o quanto era gostoso comer tudo isso quando criança e então conto uma história pra ele:

“Todos nós temos o poder de escolher os alimentos que vamos colocar em nossos corpos. É um fato simples e poderoso, mas que precisamos relembrar antes de jogar algo para dentro.

Imagine que seu corpo é um templo sagrado, você deve ver e analisar claramente o que entra pelas portas deste templo.

É difícil? Sim, é.

Porque precisa de muita disciplina!”

Quando você entra no supermercado e vê uma comida que tem duração de 1 ano por exemplo, algo está errado, como um alimento pode ter validade de 1 ano, 2 anos?

Faça um simples teste. Pegue uma batata frita processada e coloque-a em um local cheio de formigas. As formigas não vão devorá-la, porque simplesmente não podem, devido a quantidade de conservantes.

É possível se ele for bombardeado de conservantes e diversos ingredientes químicos para manter sua bela aparência.

Portanto aqui vai algumas dicas úteis para alimentar esse corpo sagrado:

#1 – Uma das melhores maneiras de evitar todos estes ingredientes é comprar 100% orgânico.

Produção de alimentos orgânicos obedece rígidas diretrizes que garantem o alimento sem aditivos químicos nocivos.

Embora os preços dos alimentos orgânicos sejam maiores que os não-orgânicos, está garantindo uma maior qualidade de vida, sem toxinas desnecessárias que se acumulam no corpo, futuramente talvez você gastará mais para recuperar sua saúde.

#2 – Quanto mais sabemos das estratégias da indústria alimentícia, que visam apenas lucros e não se preocupam realmente com a saúde dos seus clientes.

Cada vez mais, devemos assumir a tarefa de preparar nossas refeições.

Compre alimentos in-natura e prepare seus próprios bolos e refeições com as centenas de alimentos oferecidos pela natureza.

Um simples contato com a natureza já nos ajuda a reconectar com essa energia natural que muitas vezes esquecemos.

#3 – Se vai sair, por exemplo, ir ao cinema – leve o suco dos seus filhos em um recipiente, prepare um sanduíche natural feito por você e evite comer na rua.

#4 – Mapeie restaurantes naturais que buscam uma visão consciencial, holística e saudável dos alimentos, que se preocupam realmente com o bem estar de seus clientes.

#5 – Desintoxique seu organismo, um organismo limpo tem a imunidade alta e dificilmente se instala doenças.

O mundo todo está a beira de um colapso sem precedente, causado pela alimentação industrializada.

Infelizmente, fala-se muito em boa saúde, cuidados na alimentação, mas o que vemos a cada dia é o aumento das doenças como:

Envelhecimento precoce, perda de musculatura, flacidez, depressão, obesidade, pressão arterial, infarto do miocárdio, problemas circulatório, câncer, diabetes, acidente vascular cerebral, puberdade em meninas com menos de 9 anos, perda de dentes causado pelas cáries e outras doenças bucais, gastrites, esofagite, úlceras.

A cada três  pessoas no mundo uma vai ter câncer, tudo isso devido aos alimentos industrializados.

Tudo causado pela alimentação industrializada com seu alto teor de açúcares, sódio, gordura trans., corantes artificiais.

#6 – Tenha uma dieta alcalina “A luta da vida é contra a retenção de ácido.

“O envelhecimento, a falta de paciência, falta de energia, dores de cabeça, doenças cardíacas, alergias, eczema, urticária, asma, arteriosclerose e cálculos não são mais que o acúmulo de ácidos.” – Mencken

E se boicotarmos essa “mania” da indústria alimentícia em utilizar ingredientes danosos a saúde, podemos quem sabe, mudar o paradigma dessas empresas em nos respeitar.

Assim podemos encontrar novos caminhos e soluções como mostra este curto e fantástico videozinho da Historia de Soluções. https://www.youtube.com/watch?time_continue=493&v=kcBGf3E24iY

Cuide do seu templo! Ele é muito precioso para entrar qualquer coisa para dentro dele.

 bacterias-do-bem
BACTÉRIAS DO BEM

Falando em cuidar de seu templo, você sabia que nosso corpo é habitado por uma infinidade de bactérias e micróbios?
Explorando os “micro vivos” nas profundezas do corpo humano, quase 9 em cada 10 células são micróbios. Eles vivem em nós, formam ecossistemas complexos, estão envolvidos no desenvolvimento de proteínas e vitaminas pelas bactérias intestinais, e educam o sistema imunológico. Um quilo e meio de micróbios contribui diariamente para a nossa digestão e nossa saúde. Em setembro de 2014, o primeiro zoológico microbiano (Micropia) abriu em Amsterdã (1): Adeus leões, girafas, elefantes! Viva as bactérias, fungos, vírus, micro algas e cogumelos!
A história da comida desde o Neolítico é uma história de vida, através da domesticacão de animais, plantas e microorganismos através dos fermentos. Com o tempo, nossos sistemas culinários incorporaram essas forças misteriosas através da fermentação. Pensava-se que o fermento tinha “a propriedade, ao ser misturada com uma substância de natureza diferente, de converter, mudar a própria natureza dessa substância”. Desde a Idade Média, a maioria dos queijos foram “inventados” sob o controle da igreja, por monges isolados, que abriam suas celas no momento certo para divulgar queijos como o pont-l’évêque, o saint-marcellin, o sassenage, o munster, e mais tarde, o port-salut.. Pasteur renovou todas as crenças sobre a vida no final do século XIX: os microrganismos funcionam muito bem para processar laticínios. E as culturas culinárias estão profundamente marcadas por micróbios, leveduras, “bactérias boas”: pão, vinho, cerveja, queijo, missô, kombucha e outros são marcos de nossas geografias alimentares.

Falando em bactérias do bem, agora virou moda o consumo, do Kombucha, uma bebida probiótica milenar obtida através de um lento processo artesanal, um chá (verde, preto, hibisco, mate) adoçado com açúcar é fermentado por uma cultura simbiótica de leveduras e bactérias boas (chamada SCOBY) que se alimenta do açúcar e dos taninos presentes no chá, e em troca produz outras substâncias valiosas para a saúde como: ácido acético, ácido fólico, ácido glucurônico, aminoácidos (vários), vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e vitamina C.

Os benefícios são muitos diz a minha aluna Isabela Jatobá,  que atualmente dedica-se a cultivar os Scobys e a produzir os Kombuchas, restaura o equilíbrio intestinal e digestivo, melhora a absorção de nutrientes, aumenta a energia e disposição, fortalece o sistema imunológico, revitaliza a mente e auxilia o organismo na eliminação de toxinas.

Sua origem é um mistério mas sabe-se que vem sendo cultivada e consumida por diversas culturas a milhares de anos.

O consumo de Kombucha desbloqueia uma forma iluminada de viver e pensar, colocando você de volta em contato com seu corpo. Tantos benefícios e sua ligação com a longevidade atribuíram à bebida o apelido de “elixir da vida”.

P.s.Para alunos que quiserem experimentar aqui no studio tem!!!

Fonte: http://yogui.co/ Isabela Jatobá


Categorias: Saúde, Yoga

Tags:, , ,

Diga o que pensa

Gommo Tecnologia Amplementa Agência Digital